O que é Lifelong Learning?
"Lifelong learning", ou, no bom e velho português algo como "Aprendizagem ao longo da vida" é uma forma de educação auto-iniciada focada no desenvolvimento pessoal. Embora não haja uma definição padronizada de aprendizagem ao longo da vida, geralmente se refere à aprendizagem que ocorre fora de um instituto educacional formal, como uma escola, universidade ou treinamento corporativo.
Qual a importância do Lifelong Learning?
Seja perseguindo interesses, paixões pessoais ou perseguindo ambições profissionais, a aprendizagem ao longo da vida pode nos ajudar a alcançar realização e satisfação pessoal.
Reconhecer que os seres humanos têm um impulso natural para explorar, aprender e crescer, nos encoraja a melhorar nossa própria qualidade de vida e comum senso de autoestima, prestando atenção às ideias e objetivos que nos inspiram.
Somos todos aprendizes ao longo da vida. Mas o que isso significa?
A realidade é que a maioria de nós tem objetivos ou interesses fora de nossa educação formal. Isso é uma pequena parte do que significa ser humano: temos uma curiosidade natural e somos aprendizes naturais. Desenvolvemos e crescemos graças à nossa capacidade de aprender e isso foi ficando cada vez mais evidenciado desde os tempos antigos.
A aprendizagem ao longo da vida reconhece que nem toda a nossa aprendizagem vem de uma sala de aula.
Por exemplo, na infância, aprendemos a falar, desenhar ou a andar de bicicleta.
Como adultos, aprendemos a usar um dirigir ou aprendemos a cozinhar um novo prato.
Estes são alguns exemplos da aprendizagem diária ao longo da vida em que nos envolvemos diariamente, seja através da socialização, tentativa e erro, ou estudo auto-iniciado.
Realização e desenvolvimento pessoal refere-se a interesses naturais, curiosidade e motivações que nos levam a aprender coisas novas. Aprendemos por nós mesmos, não por outra pessoa.
Alguns exemplos de Lifelong Learning:
Desenvolver uma nova habilidade (por exemplo, costurar, cozinhar, programar, falar em público, etc.)
Estudo autodidata (por exemplo, aprender um novo idioma, pesquisar um tópico de interesse, assinar um podcast etc.)
Aprender um novo esporte ou atividade (por exemplo, ingressar em artes marciais, aprender a surfar, aprender a se exercitar etc.)
Aprender a usar uma nova tecnologia (dispositivos inteligentes, novos aplicativos de software, etc.)
Adquirir novos conhecimentos (fazer um curso de interesse próprio por meio de educação on-line ou curso em sala de aula)
Quais são os benefícios do Lifelong Learning?
Fique sabendo que incorporar Lifelong Learning em sua vida pode oferecer muitos benefícios a longo prazo, incluindo:
1. Automotivação renovada
As vezes ficamos presos em uma rotina fazendo coisas simplesmente porque temos que fazê-las, como ir trabalhar ou limpar a casa.
Descobrir o que o inspira vai colocar você de volta no banco do motorista e é um lembrete de que você pode realmente fazer as coisas que deseja na sua vida.
2. Reconhecimento dos interesses e objetivos pessoais
Reacender o que nos motiva como pessoa reduz o tédio e torna a vida mais interessante além de poder abrir futuras oportunidades. Você nunca vai saber onde seus interesses o levarão se você se concentrar neles.
3. Melhoria em outras habilidades pessoais e profissionais
Enquanto estamos ocupados aprendendo uma nova habilidade ou adquirindo novos conhecimentos, também estamos desenvolvendo outras habilidades valiosas que podem nos ajudar em nossa vida pessoal e profissional.
Isso acontece porque utilizamos outras habilidades para aprender algo novo. Por exemplo, aprender a programar requer resolução de problemas. Aprender a desenhar envolve desenvolver a criatividade.
O desenvolvimento de habilidades pode incluir habilidades interpessoais, criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico, liderança, reflexão, adaptabilidade e muito mais. O céu é o limite!
4. Melhor autoconfiança
Tornar-se mais experiente ou habilidoso em algo pode aumentar nossa autoconfiança em nossa vida pessoal e profissional.
Em nossa vida pessoal, essa confiança pode vir da satisfação de dedicar tempo e esforço para aprender e melhorar, dando-nos uma sensação de realização.
Em nossa vida profissional, essa autoconfiança pode ser o sentimento de confiança que temos em nosso conhecimento e a capacidade de aplicar o que aprendemos.
Algumas pessoas acreditam que no seculo XXI quem detém do poder é quem tem dinheiro certo? Eu, por outro lado, já acredito que conhecimento é poder! E vou dar um exemplo que gosto de usar bastante:
Antigamente séculos atrás, quem detinha do poder eram pessoas que tinham mais terras, ouro e soldados. Os séculos foram se passando e quem detinha o poder era quem tinha mais escravos, pessoas e maquinário. Já no século XXI eu acredito que quem detém o poder é quem tem conhecimento e informação!
Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobe o assunto, deixe seu comentário aqui em baixo!
Comments