top of page

Pesquisa Indica que Funcionários Engajados Geram Mais Lucro

Atualizado: 22 de out. de 2024

O engajamento dos funcionários é o compromisso emocional que um funcionário tem com a organização e seus objetivos, resultando no uso de esforço discricionário. Já o esforço discricionário de um funcionário resulta na cadeia engajamento sobre lucro.


pesquisa de rh


Porque quando os clientes internos se importam mais, eles são mais produtivos, prestam um serviço melhor e até permanecem em seus empregos por mais tempo. Tudo isso leva a clientes mais felizes, que compram mais e indicam com mais frequência, o que aumenta as vendas e os lucros, resultando em um aumento no preço das ações.


Aposto que você acredita que isso soa como teoria acadêmica certo? Bom pense de novo. Abaixo estão alguns estudos que mostram uma correlação entre engajamento e: serviço, vendas, qualidade, segurança, retenção, vendas, lucro, etc.

Bom e se eu te dissesse que um trabalhador feliz é um trabalhador produtivo? E que um trabalhador produtivo gera muito mais lucro para sua empresa?


Assim como o meme ao lado sugere, em 2011 foi realizada uma pesquisa por Kevin Kruse da Employee engagement Research que indica que:


Colaboradores engajados tem 25% menos chance de deixar a empresa, 37% menos ausência no trabalho, e são 22% mais produtivos.


E empresas com colaboradores engajados tem 48% menos acidentes de trabalho, 2x a mais lealdade dos clientes e 21% mais lucrativa!

 
 


Tá mas e agora? O que eu devo fazer? Como posso deixar meus clientes internos mais engajados? Estou perdendo dinheiro? Me ajuda Fator!


Calma jovem padawan! Vamos começar por partes show?


O que é Endomarketing?

Endomarketing é o estudo das necessidades do público interno da empresa e o desenvolvimento de estratégias e ações para suprir tais necessidades, também com o objetivo final de otimizar os lucros da organização.


Toda empresa deseja crescer correto? E para isso precisa tomar decisões estratégicas em relação ao seu posicionamento no mercado, não é mesmo? Essa reflexão e planejamento, que orienta a empresa em direção aos seus objetivos estratégicos, começa a ser executada através do endomarketing.


Qual a origem do Endomarketing?

Você sabia que por um longo período, os funcionários eram vistos apenas como peças de produção dentro das empresas? E nesse período eram desconsiderados todos os fatores de bem-estar pessoal e condição de trabalho.


Com a chegada da Segunda Revolução Industrial essa perspectiva foi lentamente mudando de foco e a relação entre empresa e funcionário foi ganhando hábitos bem mais saudáveis.

Infelizmente não se tem uma data certa que marca a origem do Endomarketing, mas alguns estudos apontam que o conceito começou a ser construído em 1954 com pesquisas do psicólogo americano Abraham Maslow, que tentava entender como se manifestavam as necessidades humanas, desde fatores fisiológicos até fatores ligados à realização pessoal.


Qual o real objetivo do Endomarketing?

Bom agora que vimos que é endomarketing e a relação dessa prática com os outros componentes da empresa, vamos discorrer sobre os objetivos do endomarketing.


Da forma mais resumida possível, podemos sintetizar dizendo que qualquer ação de endomarketing visa ampliar a atração e a retenção dos colaboradores e aumentar o alinhamento e engajamento desses profissionais com os objetivos estratégicos da empresa.


Porém, essa é uma forma abrangente de descrever os objetivos do marketing interno.

Atrair, reter, alinhar e engajar são metas que requerem diversas outras ações ou objetivos menores para serem alcançadas.


Por exemplo, para reter um talento, é necessário possuir um clima organizacional saudável, com colaboradores integrados, uma Comunicação Interna efetiva e transparente, oferecer bons benefícios corporativos, dispor de uma política de treinamento e desenvolvimento profissional estimulante, dentre vários outros fatores.


Se quiser ficar por dentro e não perder nenhum conteúdo da Fator, se cadastre em nossa Newsletter e receba sempre conteúdos da mais alta qualidade do mercado!


37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page